DICAS PARA QUEM QUER DESENHAR

8 de março de 2010 postado por Gustavo - 14:22 1 comentário »

Há inúmeras características desejáveis em profissionais de todas as áreas, na arte não seria diferente. Se você faz parte do rol daqueles que se interessam por desenho e gostariam de ser capazes de uma boa performance na área, vão aí algumas dicas.

1ª. – Não seja ansioso(a). Falar é fácil, você diria. De fato, para o ansioso(a) é extremamente difícil controlar-se. No entanto, a verdade é que, se existe uma característica absolutamente danosa àqueles que pretendem se desenvolver artísticamente, esta é a ansiedade. A ansiedade prejudica a capacidade de concentração do indivíduo, capacidade essa, imprescindível para um bom desempenho. Às vezes algumas pessoas culpam sua “falta de talento” por uma baixa produtividade em seu aprendizado quando, na verdade, a grande vilã é sua indomável ansiedade. Alguns psicólogos recomendam atividades artísticas (desenho, pintura, entre elas), para auxiliar seus pacientes a lidarem melhor com sua ansiedade, o que, de fato, poderá produzir algum resultado, desde que o indivíduo tenha em mente que, para isso, é preciso uma grande dose de força de vontade.

2ª. – Seja persistente. As dificuldades inerentes a fase de aprendizado são, por vezes, um tanto desanimadoras. Contudo, a capacidade em persistir no processo é a mola propolsora para o sucesso.

3ª. – Seja disciplinado. A disciplina é importante para o desenvolvimento e crescimento das habilidades. Sem disciplina é impossível obter  resultados  e alcançar as metas almejadas.

4ª. – Seja humilde. Se existe uma verdade absoluta em se tratando de artes visuais (desenho, pintura, ilustração e suas inúmeras variações) é que “Quanto mais você sabe, mais percebe o quanto há por aprender”. Quem se envolve com arte cedo em sua vida (como eu mesmo fiz) constata que poderia passar esta vida e outras tantas (se as existissem) aprendendo e crescendo como profissional, sem, contudo, esgotar o tema. É o aprendizado e a busca, constante, por novos conhecimentos, que faz um artista exigente consigo mesmo, tornar-se um profissional maduro e competente.

Sucesso, sempre.

Gustavo.

Um comentário para “DICAS PARA QUEM QUER DESENHAR”

  1. Pri disse:

    anotado!