E A ÉTICA, COMO VAI?

28 de fevereiro de 2010 postado por Gustavo - 11:52 3 Comentários »

Eu sei que este espaço deve ser, preferencialmente, dedicado a assuntos artísticos mas, como tenho um grave defeito a julgar pelos padrões cultuados hoje em dia, vou fazer um parêntesis e abordar um tema que me parece até urgente: a ética.  A palavra ética tem origem no vocábulo grego “ethos” que significa algo como hábitos e modo de ser, certamente baseados em valores que estão contidos num indivíduo.  A filosofia trata da ética no âmbito da sociedade como um todo, como componente fundamental visando o bem da comunidade.  Pois bem, quando nos deparamos com manchetes nos meios jornalísticos, revelando escândalos envolvendo políticos (representantes do povo), tomando de assalto o dinheiro dos impostos, duramente recolhidos por uma população que é formada em sua esmagadora maioria por pobres ( não se iluda pensando que apenas a classe média paga impostos, pois é impossível sobreviver em uma sociedade moderna sem contribuir ), não consigo deixar de considerar que a culpa é nossa… Toda a população de nosso país é responsável por esse recorrente comportamento de nossos ilustres representantes. Não, de maneira simplista, por terem elegido esses que hora nos assaltam, mas, principalmente, por termos aberto mão de cultivar o respeito e apreço por valores morais, hoje considerados antigos e ultrapassados, que, contudo, serviriam de freio, impedindo que a natureza maliciosa e egoísta dos indivíduos, dominasse seus pensamentos e ações.    Hoje em dia vivemos em um país no qual seus habitantes, pasmem, valorizam a “esperteza” dos indivíduos que, ocupando cargos e funções públicas, agem de maneira deletéria, chegando mesmo ao ponto de confessar que, caso tivessem tal chance, fariam o mesmo. Onde se pretende chegar com tal modo de pensar? Traçando um paralelo com a questão da ecologia, seria o mesmo que, repentinamente, todos resolvessem, insanamente, derribar toda a floresta amazônica, a fim de usufruir de seus recursos naturais, inconsequentemente desconsiderando o impacto de tal desatino em futuro próximo. Se pretendemos ter políticos de melhor qualidade, é necessário cuidarmos, imediatamente, em sermos cidadãos de melhor qualidade. Não há outro meio. Afinal, esses políticos que causam tanta “indignação”, com uma incômoda crescente frequência,  são simples espelhos da nossa sociedade. Se nossa covardia nos permitir, poderemos, patéticamente, nos ver refletidos neles.

Gustavo.

3 comentários para “E A ÉTICA, COMO VAI?”

  1. plat plat plat
    Sugiro que sempre escreva sobre todos os temas 😉 afinal a ética está presente na arte ou estou indo longe demais? Suponho que os artistas devam ser conscientes do seu próprio entorno, e não que essa seja a função primordial da arte (ainda não sei qual é, talvez porque haja várias mas…) assuntos que devem ser visto com mais cuidado, por aqueles que ocupam cargos, que formam opniões, como os professores. Ouvi esses dias “quem garante que daqui a 50 anos não vão inventar “algo” que destrua os átomos de carbono no ar” no sentido de que as nossas preocupações com determinados assuntos são futeis e vãs, vindo de um cara, lá no palanque falando para uma sala cheia de mentes em formação ou seja boa coisa não vai vir de quem ouviu isso, e se encaixou na teoria não é mesmo. As vezes, sério, da vontade de xingar pra valer um ser humano.

  2. Diego Marques da Silva disse:

    Realmente da mesma forma que os filhos são reflexos dos pais os políticos são reflexos da sociedade.Quantas vezes não ouvi a famosa frase dos malufistas “rouba mas faz”, (triste) com um pouco de esperteza e dinheiro se faz o que se quer nesse pais.

  3. admin disse:

    Olá, Diego, prazer em receber seus comentários. A verdade é que sómente a experiência de vida, a famosa “carga horária” é capaz de desenvolver o discernimento de algumas pessoas e fazê-las perceber a realidade com maior clareza.
    Um abraço,
    Gustavo.