O PRAZER QUE A ARTE PROPORCIONA

19 de janeiro de 2010 postado por Gustavo - 12:10 Comentários encerrados.

Faça a seguinte experiência: Aproxime-se de um grupo de pessoas que, próximas a uma cachoeira, observam o movimento das águas derramando-se sôbre as pedras e pergunte a algumas delas quais suas sensações naquele momento. Muitas terão dificuldade para descrever todo o prazer que aquela visão lhes proporciona. No entanto, esteja certo de que, ao menos uma delas lhe dará uma resposta mais ou menos nesses termos: “Não entendo o que as pessoas vêem nisso. É só água caindo!”… Qual de nós é capaz de contestar tão isensível definição de uma das mais belas visões com as quais nos contempla a natureza? O que é uma cachoeira, senão água caindo?

E então, o que faz com que muitos de nós sejamos capazes de transformar a visão de um monte de “água caindo” em uma experiência única, e muitas vezes, quase extasiante? A resposta a essa pergunta encontra-se envolta nos véus que recobrem os processos e mecanismos que fazem do nosso cérebro diferente de todos os outros com que são equipadas as outras espécies animais. Entre tantos outros atributos peculiares a nossa espécie humana, a capacidade de “sentir” a beleza daquilo que nos cerca é, sem dúvida, um dos mais misteriosos.

Por que algumas pessoas, mais do que outras, são capazes de enxergar a beleza intrínseca de uma obra de arte? De uma escultura? De uma pintura? De um belo desenho?

Longe de mim ter a pretensão de elucidar tal condição. Eu me satisfaço com a certeza de saber que em todas as civilizações que atingiram um grau de desenvolvimento expressivo, a apreciação da arte tornou-se parte integrante desse processo de crescimento. O que, em última análise, nos remete a conclusão de que quanto mais desenvolvida é uma população, mais presente está a Arte em sua vida.

Então vai aí um convite a você que lê estas palavras: Façamos do nosso pais um lugar cada dia melhor  para se viver. Usando a capacidade e a sensibilidade que nos permite sentir as emoções que a beleza propicia, influindo na sociedade como um todo, com o objetivo de elevar o nível cultural e, consequentemente, social dessa nação.

As belas paisagens e, muito especialmente, as inúmeras e belíssimas cachoeiras com que o Brasil foi presenteado, agradecem.

Um excelente 2010 a todos.

Gustavo.

Os comentários estão fechados.